domingo, 1 de julho de 2012

Xampus e condicionadores


Muitas meninas me perguntam quais condicionadores e xampus eu uso para realizar com sucesso a técnica da Teri LaFlesh, já que os produtos que ela indica em seu site são americanos. Apesar de não gostar de falar em marcas ou recomendar produtos, resolvi fazer uma listinha com os meus favoritos apenas como uma forma de outras pessoas terem um parâmetro do que elas também podem procurar em seus produtos.

Como falo desde o início, eu sempre opto por xampus sem sulfato por estes serem menos agressivos com os fios (entendo menos agressivos como ressecar menos os fios de cabelo e limpar o couro sem tirar dele toda a oleosidade natural, o que pode causar efeito rebote). Contudo, nem todo xampu sem sulfato é gentil com nossos cabelos - alguns deles podem ressecar mais do que os xampus sulfatados, inclusive. Recentemente, a JC do blog The Natural Haven fez uma série de postagens sobre xampus sem sulfato e questiona até que ponto eles são mais suaves do que os que contém esta substância. Em resumo, são vários os fatores que definem a suavidade de um xampu, e um deles é a sensibilidade de cada pessoa aos componentes do produto.

Da mesma forma, o efeito dos condicionadores usados como leave-in varia de cabelo para cabelo porque não existem fios 100% iguais em pessoas diferentes. Além disso, o clima da região onde se vive influencia bastante no resultado final da estilização e certos condicionadores que ficam superlegais aqui onde eu moro podem ser um desastre em outro estado do Brasil. Finalmente, também há o fator sensibilidade individual da pele (alguns condicionadores podem causar coceira e caspa em certas pessoas) e do nariz (certas fragrâncias podem ser muito fortes para quem tem problemas alérgicos ou respiratórios).

Só posso emitir opinião consistente sobre os xampus e condicionadores que efetivamente usei. Ainda assim, prefiro não indicar este ou aquele produto, mas apenas fazer uma avaliação geral dos que usei, de acordo com os meus parâmetros de saúde e objetivos que busco para para o meu cabelo. Dito isso, vamos aos produtos!


Xampus
1. Oro Argan (Bioderm)  
Foi o último xampu que experimentei, e pelo jeito será o primeiro da minha lista por muito tempo! De todos que já usei, ele foi o mais suave, tanto para o meu couro quanto para os fios. Depois de alguns dias, percebi que meu couro continua limpo, sem caspinhas. É bom dizer também que ele faz mais espuma que os xampus sem sulfato em geral, por isso pode agradar a quem está acostumado com xampus sulfatados comuns.
* Contém Disodium Laureth Sulfosuccinate e Cocamidopropyl Betaine.

2. Castanha do Brasil (Surya, linha Amazônia Preciosa) 
Era o meu favorito, até conhecer o Oro Argan. Também é bem gentil com meu couro cabeludo e ainda assim mantém minha cabeça limpa (sem caspinhas) por toda a semana, até a lavagem seguinte. É menos suave com os fios, mas nada grave. Por ser um xampu mais natureba, não tem cheiro de "perfume": sua fragrância é de ervas, bem suave e não fica nos fios após o enxágue.
* Contém Cocamidopropyl Betaine.

3. Ucuuba (Surya, linha Amazônia Preciosa) 
Parece repetitivo, mas ele também era o meu favorito até conhecer o Castanha do Brasil, da mesma linha! Depois de muito tempo longe dele, ao voltar a utilizá-lo o resultado foi péssimo. Meus fios ficaram muito ressecados e meu couro sofreu com o efeito rebote, descamando exageradamente. Ele é destinado a cabelos cacheados, e talvez esse seja o problema: eu não estava usando um xampu adequado ao meu tipo de cabelo. Também tem cheiro de ervas.
* Contém Cocamidopropyl Betaine.

* * Outras opções não experimentadas por mim: pra quem gosta de usar produtos com ingredientes mais naturais, a Ikove a Arte dos Aromas (apenas em sua linha orgânica) possuem xampus sem sulfato. Já para quem não faz questão disso, a Amend lançou a linha Eco Therapy, cujo xampu para cabelos tingidos é livre de sulfatos.

1. Oro Argan; 2. Ucuuba; 3. Arte dos Aromas; 4. Ikove; 5. Eco Therapy


Condicionadores
1. Fructis Óleo Reparação (Garnier) 
O "top dos pops" dos condicionadores que uso atualmente. Apesar de ser de marca comercial, ele dá quase o mesmo efeito que o meu saudoso Relaxima sem o temido Isopropyl Alcohol. Proporciona cachinhos definidos e bem maleáveis que duram por vários dias. Pode ser uma boa opção para quem busca dar um pouco de "peso" ao cabelo, já que ele contém uma série de óleos e extratos vegetais, entre eles óleo de palma, óleo de oliva, óleo de abacate e manteiga de karité.
* 100% livre de silicones.

2. Elseve Liss-Intense Extreme (L'Oréal) 
Outro produto que está no topo da minha lista de favoritos. Acho que até divide a primeira posição com o Óleo Reparação - deu empate técnico! Tem uma consistência grossa e é ótimo para dar peso a fios leves mas superencaracolados. Tem aquele cheiro enjoativo dos produtos Elseve, mas nada grave ou que tenha me irritado o nariz. Contém óleo de argan.
* 100% livre de silicones.

3. Elseve Arginina Resist X 3 (L'Oréal) 
Um lançamento mais recente da Elseve que me agradou em parte. Não é perfeito, mas gosto de usá-lo quando sinto que meu cabelo está começando a pedir um tratamento reconstrutor. Também tem o cheiro enjoativo característico, mas um pouco menos que o Liss-Intense Extreme. Talvez por ter um silicone em sua fórmula, ele facilita muito o desembaraçar/pentear dos fios. Com Arginina.
* Contém Amodimethicone.

4. Hydrathérapie (Matrix, linha Biolage) 
Um bom condicionador que, contudo, faz parte do meu passado capilar. Ele proporcionava um brilho incível, muita maciez e segurava os cachos muito bem. Apesar disso, percebi que conforme meu cabelo foi crescendo, o efeito deste condicionador após a secagem já não tinha aquela mesma "magia" de quando ele era mais curto... Talvez pelo fato de este condicionador ser extremamente hidratante e encolher bastante meus cachinhos, o resultado estético dele seja mais satisfatório em fios mais curtos. Cheiro bem suave e gostoso.  
* Contém Amodimethicone.

5. Condicionador Hidratante Cashmere e Absoluto de Coco (Éh)  
Esse aqui ficou por último porque ele foi uma tentação que me surpreendeu. Indicado para cabelos ressecados, contém muita coisa boa na composição: queratina, óleo de coco, óleo de rícino, proteína do trigo... Usei apenas uma vez e ainda estou avaliando o resultado dele ao longo dos dias. Mas, de início, eu posso dizer que foi simplesmente o melhor condicionador que usei para esta técnica. Com uma consistência bem grossa, ele melhor até do que o Óleo Reparação e o Liss-Intense Extreme, dando bastante peso (mesmo encolhido, meu cabelo ficou mais comprido!) e uma definição incrível aos meus cachinhos. Só há um pequeno "porém": ele contém Amodimethicone e Dimethiconol, um silicone insolúvel que é proibido pra quem segue no-poo e low-poo, láááá no fim da fórmula. Apesar do silicone, com um monte de coisa boa na fórmula eu acabei comprando e esperei o momento certo de usá-lo. No fim das contas, após um primeiro uso, eu não posso dizer que me arrependi. Meu cabelo ficou muito bonito e com sensação de bem tratado, não ficou pesadão depois de seco e ainda assim manteve a definição impecável. Com certeza vou usar mais vezes, até porque o vidro do condicionador está quase cheio ainda... Mas preciso continuar com meus "testes" para ver se os resultados positivos se mantêm por um prazo mais longo. Cheiro um pouco intenso que não chegou a me causar irritação no nariz, mas eu fiquei sentindo até o cabelo secar.
* Mais uma vez: contém Amodimethicone e Dimethiconol.

1. Óleo Reparação; 2. Liss-Intense Extreme; 3. Arginine Resist X3;
4. Hydrathérapie; 5. Cashmere e Absoluto de Coco


Onde encontrar os produtos
Os xampus Oro Argan e Eco Therapy podem ser encontrados em lojas de produtos cosméticos e algumas farmácias e drograrias de maior porte. Os da Ikove e Arte dos Aromas podem ser comprados online. Já a Surya sumiu com a loja virtual, por isso acredito que a forma mais fácil de saber onde comprar seus produtos da linha Amazônia Preciosa seja entrando em contato com a marca através de sua fanpage no Facebook.

Os condicionadores Garnier e Elseve são facilmente encontrados em qualquer farmácia, drogaria ou supermercado. Por isso, são ótimas opções para aqueles casos emergenciais, em que você viaje para alguma cidade mais distante ou não tenha uma loja específica de produtos para cabelo por perto. O condicionador Hydrathérapie é encontrado em lojas que vendem produtos cosméticos importados/de marcas profissionais, e também online, em diversas lojas virtuais. Já o Éh pode ser um pouco mais difícil de achar, mas normalmente ele aparece nas prateleiras das farmácias e drogarias de maior porte, que costumam ter grande variedade de produtos cosméticos.


Depois deste panorama geral, você pode considerar comprar seu xampu sem sulfato tendo em mente que os resultados variam muito de cabeça para cabeça. Os condicionadores que funcionam bem para a técnica da Teri são em geral densos, grossos, de consistência firme mas não muito oleosa, apesar de conterem muitos óleos vegetais na fórmula. Quem opta pelo low-poo e quer arriscar um condicionador proibido deve fazê-lo com cautela para não promover o acúmulo de silicone nos fios. Em todo caso, perceba que nenhum desses produtos contém óleo mineral ou parafina líquida, que do meu ponto de vista são os grandes vilões de qualquer tipo de cabelo. Você pode revezar diferentes xampus e condicionadores, fazendo combinações novas. Assim, você se certifica de que seus fios estejam recebendo diferentes nutrientes e suprindo as suas variadas necessidades.

30 comentários:

  1. Parabéns pelo blog Querida! Descobri num momento de desespero e tem me ajudado bastante! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thaís!
      Que bom que você gostou! Espero que as dicas sejam mesmo úteis aos seus cabelos.
      Obrigada pela visita!
      Bjos!

      Excluir
  2. ótimo post! eu gosto de experimentar coisas novas, pena que na minha cidade não se acha muitas marcas diferentes... um que gosto muito e encontro sempre naquela drogaria são paulo da Presidente Vargas é o Ecologie, em especial o de banana com menta.
    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bia! Obrigada pela visita e pela dica de produto!
      Bjos

      Excluir
  3. Nica esses condicionadores que vc citou vc usa como leavin ou apenas após o uso do xampu?

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos os condicionadores que eu uso, uso sempre como leave-in, de acordo com a técnica da Teri LaFlesh
      Bjos!

      Excluir
  4. Boa noite, está de parabéns!

    Gostei muito do blog, e concordo que quando amamos o nosso cabelo amamos a nós mesmas.

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Nica, parabéns pelo post, muito oportuno. Também li a série de posts do Natural Haven e abrimos um tópico lá no encaracoladas para falar dos sulfatos. Quando puder de uma passada lá. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fê!!
      Vou dar uma olhada lá sim, tô meio sumida das postagens mas sempre que tenho um tempinho confiro as novidades dos tópicos!
      Bjos!

      Excluir
  6. Nica, vc sabe sobre as composições dos condicionadores arte dos aromas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei, não, Fê! :/
      Tem um tópico lá no fórum sobre os produtos dessa marca, de repente tem a composição tb (aliás, foi lá que soube da existência deles, hehehe).

      Excluir
  7. O condicionador óleo reparação da garnier deve ser muito bom mesmo, por causa dos óleos, e melhor ainda porque é totalmente sem o incrustante silicone.

    ResponderExcluir
  8. O óleo reparação é ótimo mesmo, fácil de achar e barato, os outros que vc citou, eu ainda não testei

    Eu fiz a técnica LOC pela primeira vez na semana passada com óleo de abacate e com o condicionador Elséve reparação total 5 especial química e estilizei o cabelo fazendo cachinho com os dedos nele inteiro. No primeiro e segundo dias ele ficou lindo e brilhante, ,as eu parecia o Djavan... cheia de dreads na cabeça! kkkkkkk

    Mas... Eu não cuidei direito, não dormi com lenço de cetim e nem usei os elásticos pra prender... então ele arrepiou demais e encheu de frizz, perdeu um pouquinho da definição e eu tive que colocar mais condicionador... resultado... me deu um pouquinho de caspa.

    Realmente, se for pra fazer, tem que fazer direito!! kkkkkkkkkkkkkkkk

    Comprei ontem o condicionador Elsève volume control pra testar, vou comprar algumas xuxinhas e vou dormir com uma camisola enrolada na cabeça (até encontrar o lenço pra comprar kkkkkkkkkkkk)... vamos ver se dá certo agora.

    bjo

    ResponderExcluir
  9. Nica, se eu lavar meu cabelo e fazer cowash três vezes na semana, posso usar o mesmo procedimento que vc usa ao lavar seu cabelo como: passar pantenol + glicerina e passar oleos no couro cabeludo (ainda sofro de descamação no couro).

    Comecei fazer a tecnica que vc faz (ou seja, algumas coisas que vc usa) e me supreendir com meu cabelo: ele estava brilhoso, sedoso, um pouco definido (porque tem ainda quimica no comprimento e nas pontas).

    O procedimento que fiz foi: lavei com xampu sem sulfato, depois passei pantenol + agua no borrifador (ainda nao tinha comprado a glicerina), logo apos passei oleo de ricino no couro e comprimento (ainda nao tinha comprado oleo de jojoba e eucalipto), peguei meu leave in sem silicone e coloquei umas gotas de oleo de argan no leave in e estelizei e ficou maravilhoso meu cabelo, fico imaginando qdo a quimica sair todo do cabelo, concerteza ficará melhor.

    Valeu Nica, sem suas dicas não sei o que seria do meu cabelo,

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se lavando e refazendo o processo em um intervalo tão curto de tempo o cabelo ficará legal. Pode ser que fique mais pesado por causa da quantidade de óleo. Você pode experimentar usando óleo apenas em uma das lavagens, por exemplo, e nas demais aplicá-lo apenas nas pontinhas dos fios.
      Bjos!

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Oi Nica
    Você sabe se tem alguma marca comercial de máscara de hidratação liberada para low poo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hmmm, Carol, agora vc me pegou... Ter tem, mas eu não sei te dizer os nomes, rs... Vou procurar saber e posto aqui no blog!
      Bjos

      Excluir
  12. Olá Nica tudo bem ? Quais os cremes para hidratação que você indicaria que não seja proibido...Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra, no meu último post respondi algumas perguntas das leitoras e uma delas foi sobre máscaras de tratamento. Dá uma olhadinha e veja se tem algum que você goste.
      Bjos!

      Excluir
  13. Oi Nica! Adorei seus posts e a maneira como vc escreve! Vc é do grupo cacheadas tbm? Já estou te acompanhando! Bjão
    http://clubedocabeloecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá Nica, saudade!

    Quais são os produtos que continua usando nos teus cachinhos. Faz tanto tempo que não posta mais nadinha.

    Retorna, estamos com saudade.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nica amei seu blog e seu cabelo. Espero postar aqui como me transformei de careca á cacheados. Bjs

      Excluir
  15. Oi Nica,eu sempre acompanhei você lá no fórum por considerar meu cabelo parecido com o teu. Geralmente os produtos que funcionam pro seu cabelo funcionam no meu!hehehe
    Bem eu to desesperada atras de um shampoo e quero testar esse Oro Argan,porém como já estamos me março de 2013,eu queria saber se você continua indicando ele,se a fórmula mudou?

    Bjokas e parabéns pelo blog e pela dedicação com o crespo lindo(inspiração total)

    ResponderExcluir
  16. Olá, gostei do seu blog por mencionar produtos nacionais e fáceis de encontrar no comércio.
    Eu uso a linha Amend Color Reflect e gostei muito. Comprei hj dois produtos sem sulfato da Phytoervas: Oro Argan e Coco com Algodão. Acho estranho ninguém mencionar a Phytoervas como produtos livre de sulfato.
    Vou experimentar e depois comento.

    ResponderExcluir
  17. Olá, gostei do seu blog por mencionar produtos nacionais e fáceis de encontrar no comércio.
    Eu uso a linha Amend Color Reflect e gostei muito. Comprei hj dois produtos sem sulfato da Phytoervas: Oro Argan e Coco com Algodão. Acho estranho ninguém mencionar a Phytoervas como produtos livre de sulfato.
    Vou experimentar e depois comento.

    ResponderExcluir
  18. Parabéns pelo artigo. Muito didático e objetivo! Fiquei com uma dúvida: os condicionadores que você mencionou podem ser utilizados para realizar co-wash ou são mais indicados para finalização. Gosto muito do Liss Intense Extreme da L'oreal e queria saber se ele pode ser utilizado para a lavarem do cabelo.
    Grato!

    ResponderExcluir
  19. Oi, Kaio!
    Eu prefiro usar esses condicionadores na finalização.
    O Liss Intense pode até ser usado para lavar, mas particularmente acho ele bom demais para essa função... Acho que ele pode ser melhor aproveitado na finalização também!

    ResponderExcluir