segunda-feira, 28 de maio de 2012

Nozinhos de fada


Quem tem o cabelo bem crespo ou encarapinhado já deve ter notado que, com certa frequência, podem ser encontrados nós bem pequenos nos fios de cabelo - a maior parte nas pontas, mas também é possível que apareçam no comprimento. Eles são os chamados "nós de fada" (fairy knots). Eles são chamados assim porque se formam sem que a gente se dê conta e são quase microscópicos, só sendo percebidos ao passarmos a mão no cabelo e sentirmos aquela textura mais áspera, como se houvesse microbolinhas ao longo do nosso fio.

Contudo, os nós de fada não aparecem assim, por mágica. A textura do nosso cabelo, por si só, favorece o embaraço, por conta das curvas e caracóis de tamanho diminuto. Os fios tanto se enroscam uns nos outros quanto neles próprios. Os nós de fada, portanto, surgem quando um fio de cabelo se enrosca nele mesmo, formando um nó.

Esse pode ser um acontecimento comum, especialmente quando se está deixando o cabelo crescer. Algumas pessoas não se incomodam, mas os nozinhos de fada podem se tornar um problema quando aparecem em um número tal que atrapalha o desembaraçar dos fios. Então, o que fazer com eles?

Deixá-los do jeito que estão
Se os nozinhos de fada se apresentam em uma quantidade que não impeça a manipulação adequada do cabelo, então talvez seja melhor deixar do jeito que está. Contudo, é importante saber que se não forem tomadas as medidas preventivas necessárias, a tendência é que este número aumente, fazendo com que causem ainda mais problemas.

Desfazê-los
Uma tarefa que parece bem complicada, e realmente pode ser! Se você tiver bastante paciência, pode tentar desfazer os nozinhos de fada com a ponta de uma agulha. Contudo, é importante dizer que, uma vez que o fio forma um nó, ele não voltará a seu estado original: aquela região onde estava o nó ficará "machucada" e marcada, possivelmente ainda mais frágil e propensa a quebra.

Cortá-los
A maneira mais eficiente de se livrar dos nozinhos de fada é usando a tesoura. Aparar regularmente os cabelos manterá suas pontas livres de nós, mas ao mesmo tempo pode tornar mais difícil a retenção de crescimento dos fios. Se você ainda não tem muitos, pode cortar apenas aqueles fios que estão com os nozinhos de fada, imediatamente acima de onde o nó se localiza. Esse processo é conhecido como "dusting".

Um nozinho pra chamar de meu


E como prevenir os nós?
Não existe forma de evitar 100% os nozinhos de fada. Sua formação é da natureza do nosso tipo de cabelo - ele se enrosca, se enrola e embaraça e isso é perfeitamente normal - simplesmente é como ele é. Os nós em si não são um grande problema, se devidamente administrados (com estas estratégias que vimos acima, por exemplo). Mas, como prevenir é melhor do que remediar, é sempre bom saber o que podemos fazer para minimizar a formação de nós.

Penteados protetores
Uma forma de manter a formação de nós relativamente sob controle e diminuir a necessidade de cortar as pontinhas do cabelo é fazendo uso de penteados protetores. Se você gosta de usar o cabelo solto, especialmente em "wash-and-go's" (lavar o cabelo, aplicar seu produto e deixá-lo secar naturalmente, solto e sem estilização específica) os nozinhos de fada podem se multiplicar. Mantendo os fios presos, de forma compactada e com as pontas "escondidas" impede que eles se enrosquem e façam nós em demasia.

Óleos vegetais
Outro jeito de contribuir para que os fios não se embaracem com muita facilidade é usando óleos vegetais. Eles deixam os fios mais escorregadios, fazendo com que eles deslizem com mais facilidade entre si, auxiliando o desembaraço.

Dividir o cabelo em seções
Além de facilitar o manuseio dos fios, dividir o cabelo em seções impede que aqueles fios que você acabou de desembaraçar se misturem novamente com os que ainda estão embolados, fazendo com que seu trabalho vá por agua abaixo. Além disso, mantendo o cabelo preso em seções você evita o encolhimento dos fios no momento em que está lavando com xampu ou aplicando máscaras de tratamento, por exemplo, e de quebra evita também o embaraço - e a formação de nós.


Observe o estado dos seus fios e veja se existem muitos nós de fada. Dependendo da quantidade, é possível conviver com eles sem maiores dores de cabeça. Mas se você tiver muitos e não quiser cortar os cabelos por estar tentando deixá-los crescer pense que, às vezes, pode ser melhor dar um passo atrás para avançar dois: dê um bom corte nos fios e comece a cultivá-los da maneira correta, sem nós.


24 comentários:

  1. Nica, oi!
    Estou na abençoada transição...rsrs
    bem cortei meu cabelo bem curto...na orelha,mas estou usando com escova ainda não tive coragem de assumir o natural não hehe...mas antes de tanta progressiva eu jah tinha tido o cabelo curto e usava escova, mas o que acontece e que estou achando muito armado mais que o normal sabe sem movimento mesmo...o que devo fazer? Obrigada! Bjus
    Nath

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nath, vc deve parar com a escova imediatamente e assumir o seu crespo :)
      Não tenho outra resposta pra te dar pois não tem solução esse "problema" que você relatou. É assim que cabelos naturais, virgens, reagem a escova. Ela nunca fica tão perfeita como em um cabelo com química.
      Se você ainda tem texturas diferentes, pode inventar uns penteados p/ disfarçar as pontas lisas e a raiz mais crespa.
      No mais, aquelas dicas básicas: muita hidratação e muito carinho ao manipular os fios
      Bjos e não tenha medo de mostrar seus cabelos como eles são :)

      Excluir
  2. Ótimo post, Nica!!
    Eu tenho esses nós, comecei a notá-los esse ano e estava atribuindo-os à uma escova de clorofila que fiz em janeiro - antes desse processo, eu nunca tinha notado esses nós.
    Fiz o dusting na esperança de me livrar de um corte de maiores proporções. Estava meio desesperada, pensando em como reteria comprimento... Mas então, eu voltei a usar Amla e os fairy knots diminuíram consideravelmente. Fica a dica ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que dica boa, Cris!!!
      Mais uma propriedade da amla :)
      Bjos!

      Excluir
    2. Olá Cris e Nica... Onde vocês encontraram amla? Comprei um óleo mas não é totalmente vegetal, é misturado. Me digam fontes onde encontraram amla totalmente vegetal se puderem. Muito obrigada.

      Excluir
    3. Jade, a amla eu tinha em pó, e na verdade foi um presente, rs. Não sei onde vc pode achar no Brasil, acredito que só importando, ou com sorte em alguém que venda produtos naturais e ervas deste tipo.

      Excluir
  3. Quando eu era criança tinha muitos nós de fada, depois sumiram recentemente encontrei um, mas pelo visto foi um só mesmo....
    Muito interessante o post, sempre me perguntei como os benditos se formavam...
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda, que bom que você só teve um! rs
      Obrigada pela visita!
      Bjos

      Excluir
  4. -Esses nós me incomodam MUITO, e já estou pensando em usar quimica novamente depois de 1 ano e 3 meses virgem:-(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vania, talvez seja uma questão de você rever o que está fazendo com os cabelos neste período em que está natural. Nosso cabelo natural não está livre de problemas, eles só são diferentes daqueles que tínhamos com o cabelo alisado... Reveja alguns pontos da sua rotina e dê mais uma chance ao seu cabelo :)
      Bjos

      Excluir
  5. Nica, post oportuno, como sempre. Os meus nós tinham sumido há anos, mas voltaram c bastante força, acho q é por causa to comprimento, acho q nunca o tive desse tamanho. Estou prendendo como vc sugeriu, e já fiz a mini poda. mas eu realmente gosto de lavar e sair, wash and go, adorei,vc sugere então prender molhado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nanda, eu, particularmente, não recomendo prender o cabelo molhado não! Sei lá, dizem que dá fungos, estraga o cabelo... Melhor não arriscar... De repente vc pode sair com o cabelo molhado e, qnd secar, prender. Assim aproveita o cabelo dos dois jeitos, rs
      Bjos!

      Excluir
  6. Eu estou com esse problema em todo cobalo, eu hidrato 1x por semana, e na lavam do meio da semana eu uso essas hidratações rápidas, não uso shampoo, uso anti-resíduos a cada 2 semanas, condicionador é fructis e elseve hidramax, tb uso manteiga de karite e óleo de oliva, fiz o BC em 26/12/12, tirei umas pontinhas em janeiro pq o cabelo cresceu rápido e apareceu umas pontas com química, uma das hidratações que faço sempre tem abacate + óleos vegetais, ou minha hidratação + óleo, em fim acredito que esteja fazendo tudo certo e agora o fio começou a ficar asperos, seco e nas pontas parece que tem um nô ou bolinha, e esta quebrando, estava pensando fazer escovar, sinceramente estou desanimada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez você esteja manipulando demais os fios, que é um dos fatores que podem aumentar os nozinhos de fada. Antirresíduos tb não é legal usar com essa frequência, procure usar um xampu mais suave.
      Não escove, porque você só vai conseguir prejudicar seus fios que estão crescendo naturais e saudáveis...!
      Tente seguir algumas dessas dicas e veja se funciona.
      Bjos

      Excluir
  7. Meninas, meu cabelo está com frizz, por que será? Uso um shampoo da loreal e no lugar do condicionador uso uma máscara rápida da mesma linha do shampoo, faço a hidratação do azeite de oliva extra virgem toda semana. Mas ele sempre está com frizz, o que eu faço? As vezes faço prancha no cabelo, mas é muito raro e só deixo 3 dias no cabelo, depois eu lavo: as vezes faço 2 semanas seguidos e 3 semanas sem fazer, as vezes faço 1 semana e não faço mais, mas sempre deixo só 3 dias de prancha. Não consigo deixar muito tempo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cabelos cacheados naturalmente tem 'frizz", o que faço nos meus é sempre levar na bolsa um "leave in" spray (de preferencia "antifrizz") e borrifo apenas onde arrepiou medida que ele vai secando.

      Excluir
  8. Aaaaaaaaaaaah, esses nozinhos me deixam louca e são muitos, mas fazer o que né? Mesmo protegendo com lenço de cetim, os danados dos nós aparecem. Aprendendo a lidar com isso.

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho muitos nozinho ja cortei por causa deles mesmo, e hidrato bastante mais ñ adianta a minha professora disse que ele vai sai mais eu tenho que hidrata bastante, mais eu to deixando um pouco de lado se ñ eu vou ficar louca só de toca nele e ver esses nós eu quero chora pq eu cuido dele tanto mais vai sumi eu acredito nisso. legal seu poster mi ajudou muito.

    ResponderExcluir
  10. Não é só em cabelos crespos que isso acontece! tenho fios bem lisos e esses nós aparecem com frequência no meu cabelo... odeio eles =(

    ResponderExcluir
  11. Eu tambem tenho esses nózinhos e meus cabelos são lisos porém finos, faço hidratação toda semana, mas desde abril que não corto. Quero deixar meu cabelo crescer! Vou continuar hidratando e cortando onde tem esses nós.

    ResponderExcluir
  12. Amei essa dica, compartilhei ela no meu instablog @ILoveComBlack

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho muuuuitos nós, me deixam louca. O post foi muito útil, vou seguir algumas dicas. Obrigada.

    ResponderExcluir
  14. Muito boa a informação que obtive aqui e credito que o uso dos óleos é bem mais útil pois incluisive mantém o brilho natural dos fios de nossos cabelos, obrigada, gostei muito.

    ResponderExcluir