domingo, 4 de março de 2012

Cabelo cacheado ou cabelo encarapinhado?

Como eu já havia comentado no post anterior sobre tipos de cabelo, considero meu cabelo encarapinhado. Em sites em inglês, encontramos referências ao cabelo kinky que, no meu entendimento, tem o mesmo significado de encarapinhado ou carapinha.

Mas, afinal, o que é exatamente um cabelo encarapinhado (ou kinky)?
Diferentemente de um cabelo pura e simplesmente encaracolado, o fio de cabelo encarapinhado apresenta torções e dobras em torno dele mesmo. Imagine pegar um pedaço de tecido e retorcê-lo, cada ponta indo para uma direção diferente. Pois é mais ou menos isso o que ocorre com cada fio de cabelo encarapinhado:

Ilustração do blog
THE NATURAL HAVEN

Além disso, é muito importante lembrar também que o fio de cabelo pode apresentar vários formatos, nem sempre sendo perfeitamente cilíndrico. Normalmente, este formato apresenta variações de acordo com o grupo étnico de origem do indivíduo. Pessoas de origem asiática costumam ter o fio de cabelo em um formato mais cilíndrico do que indivíduos caucasianos ou afrodescendentes:

Ilustração do blog THE NATURAL HAVEN (tradução minha)
 
Logo, combinando as torções com o formato mais "achatado" do fio de cabelo, temos um cabelo encarapinhado ou kinky mais ou menos como na figura abaixo (em oposição ao cabelo simplesmente curly ou encaracolado, visto ao lado):

Ilustração do blog THE NATURAL HAVEN

O cabelo encarapinhado característico é aquele cujos fios não são perfeitamente cilíndricos e ainda apresentam as dobras e torções em torno de si mesmo. Observando a figura, fica mais fácil entender por que temos aquela sensação de aspereza quando passamos um fio de cabelo por entre os dedos indicador e polegar. Na verdade, as irregularidades que sentimos na superfície do fio de cabelo são justamente estas dobrinhas em conjunto com seu formato elíptico ou oval.

Em geral, cada torção dessas costuma ser um ponto de fragilidade no fio. É por isso que devemos ter cuidado redobrado na manipulação das nossas madeixas e nos acessórios que usamos. Quando não o manipulamos com a devida delicadeza, nossos fios se rompem justamente nessas dobrinhas.

Contudo, devemos lembrar também que um fio encarapinhado não é necessariamente "esticado", como na figura anterior. Ele também pode tomar a forma espiralada do cabelo cacheado "padrão". Temos então o cabelo "kinky-curly" ou encarapinhado encaracolado:

Ilustração do blog THE NATURAL HAVEN

Mesmo assim, é bom ressaltar que existem cabelos encarapinhados que não apresentam esse formato espiralado perfeito (o formato em "O"). Alguns são em forma de "S" ou "Z" e esses cabelos não formarão cachos em espiral. Nossos cabelos como um todo, ainda podem ser compostos por uma combinação de todos estes tipos de fios: alguns encarapinhados em formato de "O", outros em "S", outros em "Z", e ainda alguns que possuem estes formatos mas não são encarapinhados!

Por todos esses fatores, você pode imaginar que os produtos que devem ser usados ou os cuidados que devem ser tomados com o cabelo não podem ser definidos tão somente pelo diâmetro dos seus cachos. Por isso, da próxima vez que for cuidar dos seus cabelos, observe bem de perto seus fios. Coloque um fio contra a luz ou sobre uma superfície branca (se o seu cabelo for escuro, é claro), sinta o fio com os dedos indicador e polegar, procurando por irregularidades. De repente você ainda não conseguiu fazer as pazes com seus cabelos porque ainda não os conhece de perto...


* Esta postagem foi feita graças à pesquisa da JC, cientista e dona do blog The Natural Haven. Todas as imagens foram retiradas de lá e as informações desta matéria foram compiladas a partir daquelas fornecidas no blog da autora. Vale a pena uma visita!



18 comentários:

  1. Nica, estou adorando as suas postagens. Sobre o padrão kinky, tenho uma pergunta. Apenas o cabelo afro tem essa configuração? Meu cabelo é 2c/3a e eu fico meio na dúvida quando eu olho meu fio. Ele toma uma forma muito louca às vezes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana, obrigada!
      Então, acredito que, pelo fato de nós brasileiros sermos muito miscigenados, acabamos com as características de mais de um grupo étnico misturadas em um corpo só. Eu tenho cabelos que não são encarapinhados em determinadas partes da cabeça, enquanto que em outras os fios encarapinhados curiosamente são os que tem os cachos mais abertos. Tenho até alguns fios lisos (!!!) Ou seja, tamanho do cacho não tem relação direta com o fato do fio ser carapinha ou não. O seu fio pode ser um intermediário entre um cilíndrico e um elíptico, pode ter partes mais "achatadas" que as outras... Acredito que essas variações sejam normais ;)

      Excluir
  2. Muito bom amiga! Adorei!!! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu to ligada, hein. Tô lendo tudo e adorando.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Vou começar a seguir tudo o que li e darei meus feeds mas sei que vou levar um tempo para ter algo similar ao seu pq meu cabelo st em transição e vai demorar pra crescer ou cortar, mas vou vendo as mudanças no dia a dia e isso ja me fará feliz!rs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Flor... Uma coisa que a gente aprende com o cabelo é ter paciência, muuuita paciência, rs... Mas é bom pq a gente vai curtindo cada fase e descobrindo coisas novas :)

      Excluir
  5. Nica...
    Oi...simplesmente acho que tenho todos os tipos de fios possíveis na minha cabeça!!kkkk
    Vou te acompanhar!!
    Um grande bjo!
    Nathália

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe, isso é supernormal Nathália! Eu tb tenho vários fios diferentes!!!
      Bjos

      Excluir
  6. Gente, muito bem explicado! Agora eu só não sei qual é o meu tipo, muito difícil de definir! xD

    BJOS

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber quais produtos são indicados para este tipo de cabelo...obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o post td muito bem explicado!

    Parabéns

    ResponderExcluir
  9. Olá Nica tudo bem? O cabelo tipo 4b ou 4c desce ou fica para cima? Demora muito para crescer? Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Super interessante :) Eu achava que meu cabelo era cacheado, mas é encarapinhado! Fora a nuca, que os fios não possuem essas torções.. E são mais finos e em menor quantidade! É muito engraçado cada parte da cabeça possuir um padrão tão diferente! rs

    ResponderExcluir
  11. Demais! o meu cabelo é super encarapinhado! e isso dificulta tudo! e além disso, é fino! resseca muito fácil e danifica muito fácil também. Todo cuidado é essencial!

    ResponderExcluir
  12. olá, adorei seu blog, vou ficar assídua! estou na fase de transição ( ficando louca!!), mais não sei qual o meu tipo de fio, esta entre kinky ou kinky curly, se ele for kinky não vai cachear? :( como fica? tem alguma foto ou alguém conhecido que tenha esse tipo de fio? obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leide, só esperando o cabelo crescer para saber...
      Bjos e não encuque com isso, todos os cabelos são lindos :)

      Excluir